Pacto Global - Burnout da Terra - Trabalhos | AlmapBBDO

PT/EN

Pacto Global - Burnout da Terra

-

Planeta Terra recebe diagnóstico de Burnout

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Planeta Terra (22 de abril) e às vésperas da entrada em vigor de uma nova norma exigindo que empresas cuidem da saúde mental de seus colaboradores (25 de maio), o Pacto Global - Rede Brasil, iniciativa da ONU, lança o projeto ’Burnout da Terra’ para alertar sobre as consequências alarmantes da mudança climática e promover incentivo às empresas na adoção de práticas sustentáveis.

 

Segundo estudo do ecólogo William Ripple1, publicado em 2024, 25 dos chamados 35 sinais vitais do planeta estão em níveis recordes de deterioração. Agora, imagine se a Terra fosse um ser humano. Certamente, os dados, pesquisas científicas e eventos extremos acontecendo ao redor do mundo, certificariam, tal como exames médicos, que o planeta está doente e precisa de uma pausa. Inspirada em oito sintomas do Burnout - estresse, insônia, arritmia cardíaca, queda de imunidade, queda de cabelo, pressão alta, queimação e fibromialgia, a ação traça um paralelo entre o esgotamento humano e o estado crítico do planeta, por meio de ilustrações de exames e um ‘atestado médico’.

 

Elaborado e assinado em parceria com os renomados especialistas brasileiros Carlos Nobre, climatologista reconhecido mundialmente e Nobel da Paz; e pelo professor titular do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Doutor Paulo Saldiva, o documento oficializa simbolicamente que a Terra está adoecida. As ilustrações destacam e comparam de forma lúdica a semelhança entre ‘exames do planeta degradado’ e exames médicos de seres humanos saudáveis, reforçando a urgência de uma resposta global para a saúde do mundo. 

 

"Assim como o excesso de trabalho leva ao Burnout humano, o planeta também está sofrendo, com a mesma intensidade, um tipo de Burnout ambiental, provocado pela ação humana. As mudanças climáticas extremas, por exemplo, são sinais claros desse colapso em curso. Precisamos restaurar o equilíbrio com urgência — por nós e pela Terra", diz Nobre.

 

"A Terra é como um organismo vivo, onde os países são os órgãos e os habitantes são suas células. Comparar os sintomas de Burnout com o desequilíbrio ambiental é uma analogia simples e triste, pois o esgotamento dos recursos naturais se assemelha ao colapso sistêmico de um corpo humano com Burnout. Esse comprometimento das funções vitais no corpo humano pode ser recuperado com acompanhamento médico e muito descanso, e com o planeta não seria diferente. A interrupção do uso desenfreado dos recursos naturais, seria um descanso para o mundo", complementa Saldiva.

 

O movimento tem como objetivo sensibilizar a iniciativa privada e estimular a adesão ao Pacto Global - Rede Brasil, onde as empresas se tornam participantes do compromisso de sustentabilidade corporativa e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao assinarem o ‘Atestado de Burnout da Terra’, as companhias formalizam seu comprometimento e passam a contribuir para mudanças concretas contra o aquecimento global.

 

Assista ao filme-atestado: https://www.youtube.com/watch?v=v9t47qfvWy8 

 

O mundo pede descanso


Para além de jogar luz nos problemas, a ação reforça que as iniciativas e ‘tratamentos’ para a Terra estão em linha com os movimentos do Pacto Global: Ambição Net Zero, Impacto Amazônia, +Água e Conexão Circular, Mente em Foco, e com o Programa Pacto Rumo à COP30. Todos eles incluem projetos, propostas e ações pela redução na emissão de gases de efeito estufa; alinhamento de metas climáticas com a ciência; investimentos em soluções baseadas na natureza; incentivo à sociobioeconomia, conservação e restauração dos biomas; fortalecimento de políticas ambientais; promoção de políticas para uma economia circular e fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis.

 

“O estado crítico da Terra, tão bem diagnosticado por especialistas, é uma forma lúdica de sensibilizarmos toda a nossa sociedade. E no Pacto Global, cujo mandato é justamente dialogar com o setor corporativo, esperamos que esta campanha amplie o engajamento das empresas na formulação e implantação de estratégias de desenvolvimento sustentável para que possamos agir coletivamente, enquanto ainda temos tempo. Sem a ação do setor que impulsiona, avança e desenvolve o planeta não teremos como salvar o paciente, que não é outro, se não, a nossa própria humanidade”, defende Guilherme Xavier, diretor-executivo interino do Pacto Global - Rede Brasil.

 

O projeto B2B contempla ainda o envio de convites - em formato de kits - para empresas privadas brasileiras de diversos segmentos. Elas receberão oito exames da Terra e um Atestado de Licença Médica - que deverá ser assinado simbolicamente, compactuando com o descanso da Terra e afirmando sua entrada no Pacto Global - Rede Brasil.  

 

Realizada em parceria com a AlmapBBDO, a iniciativa dá continuidade ao trabalho do Pacto Global junto da agência - que lançou em 2023 a campanha ‘TERR4’ e transformou o planeta em uma empresa de capital aberto. Por meio de IPO simbólico na B3, a ação chamou a atenção do setor privado de que a Terra é a única empresa do seu segmento e que tem tido resultados bastante ruins - mas que é possível mudar esse cenário.

 

O projeto conta com um site interativo trazendo todas as informações e detalhes. Para saber mais acesse: https://burnoutdaterra.com/. O Pacto Global reforça a necessidade de uma ação imediata e coletiva para mitigar a crise climática e garantir um futuro mais sustentável. Empresas interessadas em aderir ao compromisso podem acessar https://www.pactoglobal.org.br/como-aderir/

 

Ficha Técnica
Agência: AlmapBBDO
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
Campanha: Burnout da Terra

Cliente: Pacto Global
Produto: Institucional

CCO: Pernil

Diretores Executivos de Criação: Eduardo Lima, Fernando Duarte, Henrique del Lama, Pedro Corbett e Rodrigo Adam

Head de Design & Craft: Eric Benitez

Diretor de Criação: Eduardo Vares

Criação: Alexandre Freire, Fernando Saú, Pedro Afonso, Rafael Reis e Victor Laars

Atendimento: Camila Massari, Fabíola Loureiro e Cairo Lorenzo Ribas

CDMO: Rafaela Alves

Mídia: Luana Guerra Gallizzi, Daniele Dechiqui, Laura Paganini , Lucas Fanti Del Vage e Victor Cavalcante

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Marcia Granja

Editor: Cadu Silva

Motion designer: Lucassou

Art Buyer: Tereza Setti e Ana Cecilia da Costa

Produção Gráfica: Jose Roberto Bezerra, Rose Cleide Soares Ribeiro e Marcos De Souza
Revisão: Eliana Aparecida Pavan

Projetos Especiais: Julia Newman, Larissa Sarkis, Júlia Cunha e Pedro Benassi 

PR: PR ALMAP, Giusti e PR Pacto Global 

Aprovação: Flávia Martins, Ana Urquiza, Brenër Pompêo, Rubens Filho, Flavia Vianna e Danielly Freire 

Conteúdo exames e pesquisa: Dr. Carlos Nobre, Dr. Paulo Saldiva e Sidney Marcelino Leite 

Produtora de Som: Cabaret

Produção Musical: Cyro Neto

Compositor: Guilherme Azem

Mixagem: Gab Scatolin

Finalização: Cyro Neto

Atendimento: Ingrid Lopes, Fernanda Crespo, Bruna Rocha e Bárbara Russiano

Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello

Black Madre

Diretor de Criação: André Maciel

Diretora Executiva: Tina Castro

Atendimento Executivo: Camila Holzmann

Head de Planejamento: Le Alves

Planejamento: Beatriz Perrote e Tommy Martins

Head de Produção: Laryssa Andrade

Produção: Karla Milkem

Head of Art: Icaro Yuji

Ilustradores:  Pedro Gabriel e Leandro Dexter              

Animadores: Ramona Krüger e Fernando Snake

 

Sobre o Pacto Global da ONU 

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org 

 

O Pacto Global – Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 mil participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

 

 

Outros Trabalhos