-
Drama, traição e crise climática: Novela "Muy Caliente" alerta sobre a vida marinha
Miguel e Elena são um casal apaixonado - o clássico amor à primeira vista. Porém, Miguel é um pescador que, devido ao aquecimento dos oceanos, foi obrigado a viajar cada vez mais longe. Tão longe que desaparece. De coração partido, Elena se consola nos braços de Ernesto, melhor amigo de Miguel. Mas quando o casal parece ter encontrado a felicidade, Miguel retorna de sua longa viagem.
Poderia ser o roteiro de uma novela mexicana. Mas é o que está acontecendo no mundo real com os albatrozes de sobrancelha negra, uma das espécies mais leais do reino animal. Animais conhecidos por seus relacionamentos de mais de 50 anos estão se ‘divorciando’ pela primeira vez na história. O motivo? A crise climática, que eleva a temperatura dos oceanos e obriga os albatrozes a voar cada vez mais longe para se alimentar. Assim, o casal pode não chegar ao mesmo tempo na área de reprodução para o período de acasalamento, levando a busca por novos parceiros.
Essa é a trama de “Muy Caliente”, primeira ‘novela mexicana’ produzida pelo WWF-Brasil, em parceria com a agência AlmapBBDO, que usa o humor e a irreverência para favorecer a conscientização das pessoas sobre os impactos das mudanças climáticas na degradação do planeta. Com três episódios, o primeiro deles já está disponível nas redes sociais do WWF-Brasil. Além da sensibilização, a ação tem o objetivo de arrecadar doações para reforçar a atuação da instituição na conservação marinha.
Assista: Muy Caliente
“Entre nossas missões está a redução dos impactos das mudanças climáticas na sociobiodiversidade marinha, com ações como a conservação de recifes de coral, criação de áreas marinhas protegidas e incidência em políticas públicas, essenciais para a sobrevivência dos ecossistemas marinhos e para o nosso futuro. Além de “Muy Caliente”, o WWF-Brasil tem diversos projetos para proteger os oceanos”, destaca Marina Corrêa, analista de conservação e líder de oceanos do WWF-Brasil.
“A trama é baseada em clássicas novelas mexicanas, bebendo da fonte de A Usurpadora, Llamas da Pasión e muitos clássicos que víamos no SBT. E, mesmo assim, é um relato fiel do impacto da crise climática na vida marinha. O roteiro foi feito com a consultoria de uma bióloga, então conseguimos contar de maneira divertida, emocionante e lúdica os problemas que esses animais têm sofrido. E tudo é feito com marionetes esculpidas, cenários feitos a mão e construídos com um carinho incrível. Tudo para informar e sensibilizar pessoas que estão saturadas sobre temas climáticos", comenta Cake Llaguno, redator criativo da AlmapBBDO.
A produção é da Vetor Zero Lobo, dirigida por Gabriel Nóbrega, com áudio, trilha e sonoplastia da PUNCH Audio.
Albatrozes sentinelas dos oceanos
Os albatrozes são aves marinhas de grande importância para a saúde dos oceanos e a manutenção da biodiversidade marinha. Realizam amplos movimentos migratórios e longas viagens para se alimentar, podendo circundar, por exemplo, o continente antártico. Albatrozes são mais do que majestosas aves marinhas — são sentinelas dos oceanos. Suas longas jornadas pelo mar refletem a saúde dos ecossistemas marinhos, mas hoje, eles estão ameaçados.
O divórcio dos albatrozes serve como um alerta para os impactos das mudanças climáticas na sociobiodiversidade marinha. Não são apenas eles que sofrem diretamente com o aquecimento do oceano: ele causa, por exemplo, o branqueamento dos corais, destruindo habitats e desencadeando um efeito dominó em 25% da biodiversidade marinha. E não para por aí—comunidades e cidades costeiras enfrentam tempestades mais fortes, a elevação do nível do mar e a perda de seus meios de sustento, como a pesca e o turismo. Proteger os oceanos é proteger a vida—deles e a nossa.
A crise climática está colocando em risco a sociobiodiversidade marinha e todos nós — e é hora de agir. Para apoiar o WWF-Brasil e ajudar na conservação de espécies marinhas e na proteção dos oceanos, acesse: doe.wwf.org.br/oceanos
FICHA TÉCNICA
Agência: AlmapBBDO
Cliente: WWF-Brasil
Campanha: Muy Caliente - Telenovela Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu CCO: Pernil
Diretores Executivos de Criação: Eduardo Lima, Fernando Duarte, Henrique Del Lama, Pedro Corbett e Rodrigo Adam
Criação: Cake Llaguno e Gus Souza
Projetos Especiais: Julia Newman, Marília Alves, Júlia Cunha, e Pedro De Santi
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Marcia Granja
Produtora: Vetor Zero
Direção: Gabriel Nobrega
Produção Executiva: Francisco Puech e Lucas Romero
Diretora de Projetos: Márcia Guimarães
Direção de Novos Negócios: Luiz Braga
Gerente de Projetos: Monica Andrade e Carolina Gorga
Assistente de Direção: Luah Fioli Direção de Produção: Anderson Boscari Direção de Fotografia: Lucas René
Operador de câmera, robô e movimentos: Renato Leitão Direção de Cenografia e Adereços: Lígia Jeon e Lídia Yogui Aderecista: Simone Pinheiro
Rigging: Nidin Sanches
Produção de Bonecos: Alice Reily (Boca de Cena Produções) Manipuladores de Bonecos: Gabriel Nobrega e Evelin Cristina Gaffer: Ailton Hipólito (Tutu)
Making of: Chiquinho Marques e Nidin Sanches
Coordenação de Pós-produção: Tatiana Caparelli
Coordenação de Equipe: Rosangela Gomes, Ana Mendes, Nathaly Lopes
Montagem: Lucas Mello Pedro Falcone
Concept: Fernandinho Heynen, Wilson Panassi, Pedro Jones, Marcos Felix e João Capoulade
Matte Painting: Ricardo Riamonde Composição: Carlos Campos, Rodrigo Vec Rotoscopia: Gassan Abdouni
Cor: Leticia Blanco
Finalização: Lívia Portugal
Assistentes de Ilha: Fábio Augusto, Isabela Balbo, Marcos Tavares
Estratégia de Conteúdo: Mat Rodrigues Produtora de som: PUNCH AUDIO Produção: Cristiano Pinheiro
Produtora Executiva: Lili D. Aragoni Criação: Tony Berchmans Atendimento: Ale Pais e Gabi Takan
Head de Coordenação: Cristiane Oliveira
Coordenação de Produção: Karina Coviello e Thaís Cris
Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê Dubladores Brasileiros: Felipe Grinnan, Fernanda Baronne e Ricardo Schnetzer Dubladores Mexicanos: Chucho Galarza, Cristina Tenório e Luis Gastelum Locutor Mexicano Radionovela: Ricardo Estrada
Aprovação: Mariana Gutiérrez de Menezes
Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 28 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br.
Mais Informações
AViV Comunicação - assessoria de imprensa do WWF-Brasil
Rita Silva - rita.silva@avivcomunicacao.com.br
Sandra Miyashiro - sandra.miyashiro@avivcomunicacao.com.br
Outros Trabalhos