-
Projeto da HP e AlmapBBDO transforma pessoas que nunca foram alfabetizadas em autores
Só no Brasil, ainda existem mais de 13 milhões de analfabetos. Com uma ideia inovadora e uma multifuncional HP Ink Advantage Ultra 4729, o projeto Magic Words, criado pela AlmapBBDO para a HP, percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que jamais sonhariam em ver suas memórias registradas.
Essas narrativas foram impressas pela HP Ink Advantage Ultra, uma a uma, por comando de voz e em tempo real e, como mágica, tornaram-se um livro. “Magic Words” reúne 30 relatos de diferentes autores de todo o Brasil e compila registros fotográficos impressionantes resultantes do olhar atento de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram. O jornalista Gilberto Dimenstein, idealizador do Catraca Livre, assina o prefácio da obra.
Do sertão à cidade grande, foram registradas histórias que fazem a cultura de um povo e que agora poderão circular de geração em geração. De uma ilha perdida no Atlântico próxima à Bahia, passando pela floresta Amazônica até chegar às grandes cidades como São Paulo, a HP foi atrás dessas pessoas e seus universos. Em comum, todos têm memórias e ideias que temiam serem esquecidas. Agora, não mais. Unindo a tecnologia da HP, que tem por objetivo transformar a vida das pessoas, ao API do Google Speech, foi desenvolvida uma ferramenta capaz de imprimir instantaneamente acompanhando a fala dos usuários. Magic Words está acessível para todos: quem quiser utilizar a ferramenta, basta entrar no site do projeto ou baixar o aplicativo Magic Words, disponível para Android e IOS.
Com apenas uma HP Ink Advantage Ultra e o kit de cartuchos de ultra rendimento que acompanha a impressora, foi possível imprimir 4.500 páginas, que foram encadernadas artesanalmente e tornadas livros. Já as capas do livro foram impressas usando a tecnologia de impressão digital HP Indigo. Foram produzidas edições para presentear os novos autores, bibliotecas e os centros culturais de suas cidades e de seus vilarejos.
O projeto também está contado no documentário “Magic Words”, dirigida por Leandro HBL, da Bando, que capta a emoção dos personagens-autores em seus contextos reais. O filme pode ser assistido no site do projeto e nas redes sociais. O perfil do projeto no Instagram traz imagens inéditas feitas pelo fotógrafo José Cabaço, embaixador do Instagram, e testemunha de todos os relatos.
Assista ao documentário magic Words: www.youtube.com/watch?v=BPLO7WayX7s
A Multifuncional HP Ink Advantage Ultra, utilizada para a produção do livro, oferece mais opções para uma impressão com qualidade HP e preço acessível, pois já vem com kit de cartuchos que imprimem até 4500 páginas, e seus cartuchos de reposição custam apenas R$39,90 para 1500 páginas . O produto está disponível nas maiores redes varejistas do país e também na loja HP online.
No site Magic Words você conhece os autores, faz download do livro e pode utilizar a ferramenta que capta e escreve por comando de voz: http://www.hpmagicwords.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/hpmagicwords/
Ficha técnica - Magic Words
Título: Magic Words
Produto: Ink Advantage Ultra
Direção Geral de Criação: Luiz Sanches
Direção Executiva de Criação: Bruno Prosperi
Direção de Criação: Marcelo Nogueira, Pernil, Benjamin Yung Jr, Andre Gola,
Direção de Criação Digital: Luciana Haguiara
Head of Art Digital: Pedro Burneiko
Direção de Arte: Pedro Burneiko, Luciano Lincoln, Renato Jun Okida, Nando Sperb, Tiago Padilia
Redação: Luciana Haguiara, Daniel Oksenberg
Creative Technologist: Renato Jun Okida
UX: Caroline Kayatt
RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Boas, Fernando Yamanaka
Diretor de Tecnologia: Eduardo Bruschi
Gerente de Projetos: Mayra Otsuka
Diretora de Conteúdo: Chris Melo
Produtora filmes: Bando Studio
Direção: Leandro HBL
Produtor executivo: Marcela Sutter
Diretor de Fotografia: Vagner Jabour
Montador / Editor: Guilherme Tensol / Lucas Rangel
Finalizador: Rudá Cordaro
Produtora de Som: Satélite
Produtora de tecnologia: The Goodfellas
Atendimento: Filipe Bartholomeu, Juliana Janot Vilhena Nascimento, Thamy Alegria Ortiz e Stéffano Coelho
Diretor de Integração Digital: Kauê Lara Cury
Relações Públicas: Tiara Vaz, Anna Pires (In Press)
Mídia: Carla Durighetto, Fernanda Maia e Paula Kosugi
Aprovação: Nara Marques, Eduardo Portillo e Shuchi Sarkar
Festival | Prêmio | Ano |
Festival de Cannes | Ouro - Cyber | 2016 |
Festival de Cannes | Bronze - Cyber | 2016 |
Festival de Cannes | 2 Bronzes - Design | 2016 |
Outros Trabalhos