O mês de dezembro marca, oficialmente, a celebração dos 25 anos da criação do Cenp. Esse quarto de século foi marcado pelo zelo às boas práticas comerciais entre os protagonistas desse ecossistema. Os últimos anos, no entanto, foram fortemente impactados pelas profundas transformações de uma indústria regida pela tecnologia.
O ano 25 pode ser considerado, portanto, um ponto de inflexão para o futuro do Cenp, já que a entidade ampliou sua agenda, se atualizou e se reconectou com a dinâmica desse mercado. Suas novas premissas, por exemplo, reconhecem a sofisticação da mídia por meio da tecnologia, valorizam os novos modelos de negócios mais híbridos e dinâmicos, que refletem a rápida transformação que une criatividade e dados. Incorporam a multiplicidade de players, tão estratégicos dentro da nova lógica de fragmentação de canais.
Somam-se ainda, dentro desse processo de reestruturação do Cenp, a revitalização de seus Comitês técnicos, seus novos estatutos, a atualização de sua missão e uma profusão de conteúdo para o desenvolvimento do setor. Além de um novo Conselho Superior, que prima pela equidade, com oito representantes de cada pilar da indústria: anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação.
Todo esse processo de renovação é alicerce para uma campanha criada pela AlmapBBDO, para celebrar os seus 25 anos. Parte dos profissionais atuantes hoje no mercado tem pouca clareza sobre o amplo escopo de trabalho e detalhes do seu dia a dia. Foi a partir do reconhecimento dessa vulnerabilidade, que a Almap criou o filme “Parabéns”, que instiga, com bom humor, o conhecimento sobre o que a entidade faz. O conceito “Cenp. Há 25 anos fazendo coisas que você nem imagina pelo mercado publicitário” sintetiza esse cenário.
A estratégia criativa conta com um filme, que traz pessoas empolgadas e meio sem jeito, parabenizando o Cenp, mesmo desconhecendo suas funções. Ainda assim, reconhecendo sua importância e legado de mais de duas décadas. Anúncios em mídia impressa, mídia OOH, spot de rádio e peças digitais também vão reforçar o que a entidade faz como fórum que reúne agências, anunciantes, veículos e elos digitais. Toda campanha é direcionada para o novo site do Cenp com informações sobre as diversas frentes de atuação da entidade. Uma segunda fase, com estreia em 2024, vai trazer de forma mais direta e didática as atividades realizadas pelo Fórum.
“Seguiremos trabalhando por uma publicidade próspera e colaborativa. E, colaboração, na acepção da palavra, exige diferentes olhares, por isso uma campanha que incita o conhecimento. A linha criativa definida pela Almap vai, implicitamente, atrair esses novos olhares, que devem compreender a essencialidade do Fórum”, explica Luiz Lara, Presidente do Conselho do Cenp.
"Desenvolver a campanha de 25 anos do Cenp foi desafiador e gratificante. Com criatividade, buscamos destacar a importância do órgão que ainda padece do desconhecimento de seus esforços e atuação por parte do setor, e, ao mesmo tempo, é tão essencial para a manutenção de um mercado publicitário ético e transparente", afirma Camilla Massari, Vice-Presidente de Atendimento da AlmapBBDO.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=lnhOLM47Q2Q
Ficha técnica
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Cenp
Título: Parabéns
Produto: Institucional
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretor Executivo de Criação: Pedro Corbett
Criação: Alexandre Freire e Gilberto Mendes
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Juliana Henriques e Aline Silva
Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira e Pedro Miranda
Planejamento: Sergio Katz e Nathalia Garcia
Produtora de imagem: Compañia
Diretor: Thiago Vieira
Diretor de Fotografia: Bruno Tiezzi
Assistentes de Direção: Rafa Ferrari
Produtora Executiva: Maria João Calheiros e Marquinhos Monteiro
Coordenação de Produção: Giba Rodrigues
Direção de Arte: Paola and Barbs
Figurino: Bell Picosque
Casting: Lourenço Almeida
Pós-produção - VFX: Equipe Compañia
Montador: Serginho Diniz
Color grading: Eduardo Coelho - Dudu
Finalizadora: Equipe Compañia
Motion Graphics: Akira Takiishi - Kikira
Produtora de Som: LIQUO AUDIO
Direção: Felipe Engel
Produção: Thiago Lucas e Vicente Dias Jacomini
Finalização: Thiago Lucas e Vicente Dias Jacomini
Coordenação: Andre Tartuce
Atendimento: Carol Vadasz
Aprovação Do Cliente: Luiz Lara, Regina Augusto e Vanessa Lopes