MATCH DOS ESTAGS: Pesquisa revela AlmapBBDO como única agência almejada entre universitários negros - Notícias | AlmapBBDO

PT/EN

MATCH DOS ESTAGS: Pesquisa revela AlmapBBDO como única agência almejada entre universitários negros

Realizado pela EmpregueAfro , estudo com mais de 2.000 estudantes aponta empresas mais desejadas para estagiar

16 de Agosto de 2024, 10:00 AM

-

A AlmapBBDO é a única agência de publicidade citada na pesquisa MATCH DOS ESTAGS, realizada pela EmpregueAfro entre março e abril deste ano. O estudo, revelado nesta segunda-feira (12/08), entrevistou mais de 2.000 estudantes universitários negros de todo o Brasil e buscou entender as perspectivas, desafios e aspirações dos jovens em relação aos programas de estágio e as barreiras que enfrentam ao ingressar no mercado de trabalho.


No contexto das empresas mais desejadas, a AlmapBBDO, que possui um programa de estágio contínuo 100% afirmativo, composto de pessoas provenientes de grupos sub-representados, se destacou ao ser mencionada por jovens negros que a enxergam como uma oportunidade de desenvolvimento e carreira. Atualmente, o programa conta com 70 estagiários, sendo 71% de pessoas negras. Entre outros benefícios, os estagiários contam, por exemplo, com aulas de inglês e ‘auxílio internet’. 


“Quando ajustamos nosso Programa de Estágio para ser 100% diverso e inclusivo, com pelo menos 50% das vagas destinadas ao recorte racial, sabíamos que estávamos iniciando uma mudança no mercado. O programa de estágio é a principal porta de entrada da agência para novos talentos. Além de contar com o maior número de contratações, o projeto prepara e permite a evolução de carreira em até dois anos. Saber que somos a agência desejada pelos estudantes negros nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes com este reconhecimento”, afirma Monica Kamimura, head de pessoas e cultura da AlmapBBDO. Confidential - Not for Public Consumption or Distribution


A lista de empresas traz ainda O Boticário, Globo, TikTok, MASP e Bradesco, entre outras. Os dados revelam um perfil diversificado entre os entrevistados, com a maioria (64,4%) na faixa etária de 18 a 24 anos e representatividade de diferentes estados, como São Paulo (29,9%), Rio de Janeiro (15,6%) e Minas Gerais (8,9%). As áreas de estudo com maior participação foram Administração (6,7%), Direito (4,4%), Comunicação Social (4,4%) e Psicologia (4,4%).


Entre as principais barreiras apontadas pelos estudantes, estão a falta de qualificação comparada a candidatos de escolas e faculdades de elite, exigência de experiência prévia e localização geográfica das vagas. Ainda assim, 91,1% dos participantes já tiveram ao menos uma oportunidade de estágio, o que demonstra o interesse e a busca ativa por inserção no mercado.


“Diversidade é algo construído com intencionalidade e ação. Faz quatro anos que optamos por ter um programa de estágio 100% diverso e ser a única agência mencionada na pesquisa é resultado também dessa ação afirmativa. Ficamos muito orgulhosos, não apenas da menção, mas de fazer parte da construção de um imaginário coletivo para esses estudantes negros. Eles veem a AlmapBBDO, hoje, como um lugar possível”, comenta Taís Santos, diretora de planejamento e líder do comitê de DE&I da AlmapBBDO.


A inclusão da AlmapBBDO na pesquisa reforça a relevância da agência em um mercado cada vez mais atento às questões de equidade racial e inclusão, sinalizando que iniciativas e programas de diversidade estão no radar dos jovens profissionais.


“A pesquisa mostra a importância da oportunidade para jovens negros. A maioria ainda não sente que tem exigências requeridas, como conhecimento em inglês e vivência profissional anterior - o que é extremamente nocivo para programas de inclusão, além do cuidado com a jornada desse estudante pós-contratação que precisa da mentoria para conseguir demonstrar suas potencialidades, performances e resultados. São investimentos em ações afirmativas extremamente necessárias para que as empresas promovam justiça social e inclusão”, finaliza Patrícia Santos, CEO e fundadora da EmpregueAfro.
Clique e veja insights da pesquisa ‘Match dos ESTAGS’. 


Sobre a AlmapBBDO 
A AlmapBBDO é uma powerhouse de criatividade e negócios que se reinventa todos os dias. Sua crença fundamental é de que a criatividade é protagonista na geração de valor para as marcas, no crescimento dos negócios dos seus clientes e, não menos importante, na transformação das pessoas. Porque as pessoas são o centro da cultura da agência e, por lá, elas criam vínculos duradouros. Assim como seus clientes. Essa consistência fez da Almap a Agência Global dessa Década, título recebido pelo Cannes Lions. Assim como segue fazendo da agência a empresa brasileira mais eficaz da América Latina, segundo o Effie Latam e Index.


Sobre a EmpregueAfro
Consultoria de Recursos Humanos focada na Diversidade Étnico-Racial. Atuam de forma plural para valorização da diversidade, inclusão, retenção e ascensão do profissional negro e afrodescendente. Trabalha para o aprimoramento da empregabilidade, com o objetivo de identificar e enriquecer o conjunto de competências e habilidades do profissional afrodescendente. A missão é promover a inclusão do profissional afrodescendente no mercado de trabalho, proporcionando oportunidade e ascensão para o profissional, lucratividade e visibilidade social para as empresas e negócios que valorizam a diversidade étnico-racial. Visão: Promover uma sociedade justa e igualitária, inclusão e oportunidades para a promoção da diversidade com o intuito de ser reconhecida por ser o mecanismo de ascensão e inclusão de negros e afrodescendentes no mercado de trabalho.