Área de design da AlmapBBDO assina linguagem visual da primeira Bienal Brasileira de Arquitetura - Notícias | AlmapBBDO

PT/EN

Área de design da AlmapBBDO assina linguagem visual da primeira Bienal Brasileira de Arquitetura

Com identidade inspirada no cobogó, Bienal propõe um novo olhar sobre a arquitetura brasileira: mais aberta, diversa e acessível

25 de Março de 2026, 12:00 PM

-

A AlmapBBDO, por meio de sua área de Design, foi responsável pela criação de toda a identidade visual da primeira edição da Bienal Brasileira de Arquitetura (BAB), evento inédito que acontece até o dia 30 de abril de 2026, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera.

Desenvolvida pelo estúdio de Design da AlmapBBDO, a linguagem visual do evento parte de um elemento icônico da arquitetura brasileira: o cobogó. Criado no Brasil, o artefato permite a passagem de luz e ventilação, e foi reinterpretado como base para todo o sistema visual da Bienal, incluindo tipografia, sinalização e peças de comunicação.

Além da identidade, o projeto também contempla desdobramentos em mídia out of home (OOH), com peças espalhadas pela cidade de São Paulo e presença em abrigos de ônibus, reforçando o convite ao público para visitar a mostra.

“A escolha do cobogó como ponto de partida não é só estética, mas conceitual. Ele carrega a essência da arquitetura brasileira: funcional, democrática e conectada com o ambiente. A partir dele, construímos uma linguagem visual que traduz essa ideia de abertura, diversidade e troca, que também é o espírito da Bienal”, afirma Marcus Sulzbacher, Diretor de Criação de Design da AlmapBBDO.

Arquitetura acessível e plural

A Bienal Brasileira de Arquitetura nasce com o propósito de democratizar o acesso à arquitetura e aproximá-la do cotidiano das pessoas. A mostra reúne projetos de diferentes estados brasileiros, inspirados nos biomas — Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal — para refletir sobre diferentes formas de morar e viver no país.

O evento reúne profissionais de todas as regiões, incluindo nomes como Fernanda Marques, Rodrigo Ohtake e Gui Mattos, além de escritórios como Superlimão, H2C e Vida de Vila.

A presença de escritórios selecionados por concurso em todo o Brasil reforça a diversidade de repertórios e abordagens presentes na mostra. Entre eles estão o Studio Tuca (Pará), responsável pelo projeto Caminho dos Rios; o Mangaba Estúdio (Sergipe), com o projeto Relicário de Voinha; e a OHMA (Mato Grosso), autora do Loft da Preservação Cuiabana.

Com 20 mil m² de área expositiva, 28 pavilhões e expectativa de mais de 160 mil visitantes, a Bienal conecta profissionais, indústria e público em uma programação que combina exposições, conteúdo e iniciativas comerciais, fortalecendo o setor e valorizando a diversidade cultural e ambiental do Brasil.



Serviço
Bienal Brasileira de Arquitetura (BAB)
Data: 25 de março a 30 de abril de 2026
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque Ibirapuera
Horário: 12h às 21h
Ingressos: https://www.ingresse.com/bienal-de-arquitetura-brasileira-bab/

 

Ficha técnica – AlmapBBDO

Cliente: Bienal Brasileira de Arquitetura (BAB)
Projeto: Lançamento da primeira Bienal Brasileira de Arquitetura
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Marco Giannelli
Vice-presidentes de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Diretor de Criação: Marcus Sulzbacher
Consultor Criativo: Lucas Tristão
Diretora de Negócios: Caroline Rua
Designers: Paulo Altieri, Mariane Ayrosa e Fabio Girardi
Gerente de Projetos: Monyque Klautau

Parceiro: Lepri – desenvolvimento dos cobogós utilizados na campanha